O pós-parto requer cuidados especiais. Saiba quais são!

Atenção, mamãe: você também precisa se cuidar! Todas as atenções estão voltadas para a chegada do pequeno, mas o período pós-parto requer cuidados especiais também para você. 

Chamado de puerpério, este é o momento em que seu corpo passa por grandes modificações, tanto de âmbito físico quanto psicológico. Também não é incomum que você possa se sentir insegura com seu maternar e até mesmo com os cuidados com o bebê. Por isso, é muito importante que você também se cuide, não é mesmo?

Confira agora algumas providências que você, mamãe, pode tomar para seu bem-estar nesta fase:

Após o procedimento do parto 
Tanto para o parto normal quanto a cesariana, é imprescindível que que as áreas em cicatrização sejam sempre mantidas limpas. Lave-as com água e sabonete durante o banho e secando-as bem. 

Não é incomum que você sinta algumas cólicas, pois o útero está voltando ao tamanho normal. 

Baby blues
A que brusca nos hormônios pode fazer com que você se sinta cansada e desanimada, além de ter sentimentos de tristeza. Estes são os “baby blues” e costumam durar perdurar por aproximadamente 15 dias. 

Se estes sentimentos persistirem por mais tempo, procure seu médico, pois pode se tratar da depressão pós-parto, que requer cuidados. 

Quarentena 
É indicado que as relações sexuais aguardem em média 40 dias, o tempo que o corpo da mulher necessita para se recuperar. Durante este período, as chances de a mulher engravidar são quase nulas e permanecem baixas durante a amamentação exclusiva. 

A partir da sétima semana, as chances aumentam e é aconselhado que você use um método contraceptivo. Para encontrar o melhor para você, converse com o médico da sua confiança. 

Facebook Comments

Add Your Comment

Programado por: L3 Biz