Alimentação na gravidez: saiba o que comer e o que evitar

Nós sempre devemos ter cuidado especial com a alimentação e esta atenção deve redobrar durante a gravidez. Nesse período, alguns alimentos devem ser evitados, ou ingeridos com menor frequência. 

É muito importante também que a maioria do que as futuras mamães comam seja bem cozido e, claro, muito bem higienizado, de forma que seu bebê esteja protegido. 

Então, o que comer?
Durante a gravidez, você pode e deve ingerir alimentos ricos em vitaminas que fortalecem o sistema imunológico, ferro para evitar anemia e ácido fólico para prevenir más-formações no bebê. Legumes, frutas e verduras ricos em nutrientes é o que vocês, mamãe e bebê, precisam! 

Quando você for comer algo preparado anteriormente, aqueça a comida ou cozinhe-a novamente para destruir qualquer microorganismo nocivo para sua saúde e de seu bebê. 

E o que evitar?
Os especialistas aconselham que durante a gestação peixes crus e ostras sejam evitados, pois, como as gestantes têm a imunidade mais baixa, ficam mais vulneráveis a doenças de estômago e intestino.  

Carnes crua e até mesmo ovos crus não são recomendados. O alimento que não passa por um processo de cozimento tem mais chances de transmissão de algumas doenças como a salmonela e toxoplasmose.   

Diminua o café, pois a cafeína pode aumentar sua ansiedade. E álcool nem pensar! Consumir bebidas alcóolicas nesse período pode ter consequências para o feto, pois ele está mais suscetível aos efeitos nocivos. Fique atenta pois, não existe um nível seguro para seu consumo durante a gravidez. 

Além disso, evite fast foods, pois são ricas em açúcar e gorduras saturadas, assim como os doces. A dica é que você atenue o desejo por eles com algumas frutas, que tal? 

Fica vetado também fazer dieta durante a gravidez, porque a boa alimentação é o primeiro passo para que seu pequeno tenha um futuro cheio de saúde! 

Lembre-se também de consultar seu obstetra e nutricionista para tirar todas suas dúvidas. 

Facebook Comments

Add Your Comment

Programado por: L3 Biz