Ajude as crianças no período de divórcio dos pais

Passar por um divórcio é sempre muito difícil para todos os membros da família, em especial para os filhos. Todo este processo de mudança pode ser muito doloroso e até traumático para as crianças, mas o sofrimento pode ser amenizado se for possível reconhecer os sinais demonstrados e dialogarem com elas. 

Por isso, na hora de conversar com os pequenos, pais e mães devem estar juntos para comunicar a decisão tomada. Ofereça espaço para perguntem, pois podem ter dificuldades de entender a situação e seja verdadeiro nas respostas. 

O final do relacionamento dos pais não deve afetar seu relacionamento com os filhos! Para eles, o divórcio dos pais é vivenciado como um luto, visto que representa uma grande mudança em suas vidas. Deixe extremamente claro para seu pequeno que, independentemente do papai e da mamãe estarem juntos, o amor por ele continuará o mesmo. Manter a proximidade física é essencial para que ele se sinta seguro. O medo do abandono é comum, e em alguns casos também pode se sentir culpado e compreender a separação como uma punição. É imprescindível deixar claro que ela não é a responsável. Durante o processo, ela ainda pode ter mais crises de choro e fazer mais birra que o normal, uma forma de somatizar seus sentimentos até que consiga se adaptar a nova rotina. 

Além disso, é muito importante evitar brigas na frente do seu filho, pois isso pode deixa-lo ainda mais inseguro e ansioso com a situação. Evite também criticar seu ex-parceiro ou ex-parceira na frente dele. Lembre-se: você e seu companheiro ou companheira são referências de comportamento para ele! Diga não a qualquer agressividade.  

Uma boa ideia também é comunicar à situação à escola. A instituição de ensino pode contribuir ao observar mudanças de comportamento na criança e também oferecendo acolhimento a ela. Caso haja algum problema no rendimento escolar, a equipe técnica pode contribuir de maneira a minimizar o impacto do divórcio na vida dela. 

Facebook Comments

Add Your Comment

Programado por: L3 Biz